Viadutos da PE-15 viram moradia para sem tetos

olinda 037
Viaduto na entrada do bairro de Ouro Preto

O Brasil tem cerca de 30 mil pessoas em situação de rua. Nas grandes cidades é fácil encontrar desabrigados morando debaixo de viadutos, marquises de prédios, praças e calçadas, todos sujeitos a muitas dificuldades e desprovidos de direitos constitucionais. Em Olinda a realidade não é diferente e já é possível encontrar muitas famílias morando sob os viadutos da rodovia PE-15.

No bairro de Ouro Preto, uma casa feita de madeira foi montada utilizando o viaduto como telhado. Mas há, também, objetos domésticos espalhados que indicam a presença de outros moradores. Na maior parte das vezes, as drogas, o desemprego, a saúde mental e os conflitos familiares são as causas da permanência na rua.

São homens, mulheres, crianças e idosos, que dormem ao relento diariamente sob sol, chuva, poeira e frio, ou que montam suas “casas” improvisadas enquanto esperam providências das autoridades municipais. O medo da violência é comum no cotidiano dessas pessoas.

À Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos da cidade compete a efetivação da assistência social como política pública de garantia de direitos de prevenção e proteção social do cidadão. Mas pelo jeito, em Olinda, isso também não está funcionando.

Anúncios

Um comentário sobre “Viadutos da PE-15 viram moradia para sem tetos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s